Proportion
Categorias: Hipertensão
Hipertensão: um fator de risco para doenças cardíacas

A hipertensão arterial é uma síndrome clínica multifatorial, caracterizada por níveis elevados e sustentados nas pressões das artérias. Ela atinge 30% dos brasileiros adultos. Os fatores de risco mais importantes para seu desenvolvimento são idade, história familiar de hipertensão, etnia negra, excesso de peso, abuso de álcool e sal, sedentarismo e estresse psicológico. A longo prazo principalmente, a hipertensão pode associar-se a comprometimento de órgãos como coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos. Pode aumentar o risco de Infarto Agudo do Miocárdio e Acidente Vascular Cerebral.

A hipertensão, no geral, é uma doença silenciosa e costuma ser assintomática ou gerar sintomas sutis que costumam passar despercebidos. Por isso, é importante medir periodicamente a pressão arterial. O diagnóstico é realizado por medidas adequadas e repetidas da pressão. Após o diagnóstico de hipertensão arterial todo paciente deve iniciar tratamento não medicamentoso que engloba perda de peso e manutenção do peso ideal, hábitos alimentares saudáveis, diminuir ingesta de sal, atividade física regular, abandono do cigarro, controle da Diabetes e do Colesterol, evitar bebidas alcoólicas e sempre que possível, buscar por medidas anti estresse como técnicas de relaxamento, yoga, meditação, entre outros.

A necessidade de tratamento medicamentoso será definida pelo cardiologista responsável de acordo com os valores de pressão obtidos, fatores de risco do paciente e pelas metas de pressões a serem obtidas. Um estilo de vida saudável é a chave para prevenir a hipertensão e os problemas decorrentes dela.

Open chat