O nosso coração pulsa, e para manter o seu bom funcionamento, é preciso movimento!
O corpo humano não foi criado para estar sempre em repouso, mesmo que essa seja a realidade de muitas pessoas. Esse estado é o popular sedentarismo, caracterizado pela ausência de exercícios físicos de maneira regular.
Mas, será que você é uma pessoa sedentária?
A recomendação padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de praticar, ao menos, duas horas e meia de atividade aeróbica (moderada a vigorosa) por semana. Se você não se encaixa nesse cenário, você é sedentário e precisa mudar essa realidade pelo bem do seu coração!
Afinal, o sedentarismo é um dos principais fatores para doenças que elevam o risco de problemas cardiovasculares – como infarto agudo do miocárdio, angina e tromboses. E claro, a própria obesidade que está intimamente associada à hipertensão, colesterol elevado e diabetes tipo 2. O acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos dificulta o fluxo sanguíneo, comprometendo o bom funcionamento do coração. Passar longos períodos sentado, por exemplo, pode estar associado a liberação de ‘troponinas’, que são enzimas que atuam na contração cardíaca e são liberadas na corrente sanguínea quando o coração sofre um infarto, por exemplo.
Um artigo publicado na revista científica Circulation revelou esse dado: pessoas que passam mais de 10 horas sentadas têm níveis de troponinas no sangue acima do esperado. A boa notícia é que após um programa de exercícios realizado por dois anos, houve melhora do desempenho físico e
da performance do ventrículo esquerdo do coração. Resultando em um melhor bombeamento sanguíneo e a redução no risco de insuficiência cardíaca a longo prazo!
Já entendeu que é fundamental abandonar o sedentarismo e ter uma vida mais saudável? Então, por onde começar?
Inicie por algum exercício que você goste de fazer, como uma caminhada pelo bairro, por exemplo. Isso vai te ajudar a manter a constância necessária para construção do novo hábito.
Comece aos poucos, com alguns minutos por dia, e vá aumentando conforme seja possível. Respeite seus limites! Para quem está sedentário, é preciso ter cautela ao iniciar a prática física. Os exercícios aeróbicos são os mais indicados, especialmente para a saúde do coração, mas consulte sempre um especialista para iniciar com segurança.
Para prevenção, é fundamental buscar um cardiologista para realização de exames. Eletrocardiograma, ecocardiograma e teste de esforço são de extrema importância antes de iniciar a movimentar o corpo. Especialmente se você já apresenta doenças cardíacas! Outra questão indispensável é que os exercícios sejam supervisionados e orientados por profissionais da área.
Após iniciar a prática física, os benefícios são rápidos! Estudos comprovam que o organismo já começa a sentir efeitos positivos da prática de atividade física depois de 12 semanas, quando realizada de 30 a 60 minutos por dia, na frequência de cinco vezes por semana. Mas os ganhos para a sua saúde mental, combate ao estresse e ansiedade, liberação de endorfina e aumento da autoestima são instantâneos!
E claro, ao abandonar o sedentarismo também abrace outros cuidados fundamentais para um bom funcionamento do organismo como uma alimentação equilibrada, priorizando alimentos naturais, boas noites de sono, e cuidados com a sua saúde mental. Esse cuidado integrado faz bem ao coração e organismo como um todo.
E a partir de hoje pense no sedentarismo como uma doença que deve ser prevenida, a sua saúde agradece!