Energéticos são bebidas bastante populares entre os jovens e adultos, pois além de possuírem um sabor agradável prometem estimular o metabolismo, prevenindo os sintomas de cansaço físico e mental. Porém, o consumo excessivo de energético pode causar diversos efeitos colaterais e desencadear problemas cardiovasculares.
Uma pesquisa demonstrou que a ingestão de bebidas energéticas (a base de taurina e cafeína) aumenta a força de contração do músculo cardíaco, podendo desencadear arritmias cardíacas. Neste mesmo estudo foi demonstrado que indivíduos que consomem bebidas energéticas regularmente possuem um risco aumentado de acidente vascular cerebral (AVC). Este risco é potencializado se o energético for consumido combinado com bebidas alcoólicas.
Os principais sintomas do excesso do consumo de energéticos são crises de taquicardia, mal-estar e dores no peito. Por isso, o consumo de energéticos deve ser realizado com moderação. O uso indiscriminado e exagerado dessas bebidas pode causar danos irreparáveis. Como os energéticos podem causar sobrecarga cardíaca, o seu consumo deve ser evitado por pacientes com histórico de problemas cardíacos.